- Área: 710 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Pablo Blanco
-
Fabricantes: Biotung, Gretsch-Unitas, patagonia glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Cerro Alegre - área de conservação histórica das montanhas de Valparaíso, declarada patrimônio da humanidade e protegida pela UNESCO - o Hotel Fauna foi feito fundamentalmente como um projeto de restauração patrimonial. O trabalho consistiu na remodelação de um edifício residencial do ao 1870 para habilitá-lo como hotel e restaurante. Dois anos depois fomos convidados para uma segunda etapa de revitalização da residência adjacente, a fim de aumentar o número de quartos e o tamanho do restaurante.
Primeira Etapa
O projeto consistiu na adaptação do novo programa à estrutura do edifício existente, intervindo o menos possível na estrutura original do edifício. Dessa maneira, procurou-se recuperar a linha arquitetônica característica das residências de Valparaíso aproveitando a complexidade da distribuição original sem fazer modificações significativas na estrutura.
A operação consistiu em habilitar um pátio interior central de 4 andares, e distribuir o programa em torno dele. Foram feitos seis dormitórios completos mais depósitos e serviços nos três primeiros pavimentos e um restaurante com terraço e mirante no quarto pavimento. No processo de construção foram priorizados a reincorporação de materiais e o resgate de técnicas vernaculares em adobe e madeira, para valorizar o ofício de quem construiu o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.
Segunda Etapa
Nos foi atribuída a ampliação da residência vizinha ao hotel, procurando conectá-los através da medianeira. O projeto, como na primeira etapa, consistiu em criar um núcleo central de luz em volta do qual se distribuiu o programa, orientando os dormitórios para as melhores vistas e os serviços voltados para o interior.
Os dois espaços de luz foram alinhados liberando um eixo central na conexão entre ambas residências. A estrutura do restaurante no quarto pavimento foi feita com perfis metálicos, criando um volume leve e transparente que privilegia sua condição de mirante.